29/07/21 20:44Aftermarket Automotivo e a Expo Peças.

Informações Importantes sobre o Mercado Automotivo e a Expo Peças.

Aftermarket automotivo e a Expo Peças

A trajetória do segmento automotivo se confunde com a própria história da industrialização e urbanização brasileira. Desde o século 18, quando os automóveis foram inventados, criou-se também o mercado de reposição automotivo, ou Aftermarket automotivo.

Nós que vivenciamos a rotina do aftermarket automotivo notamos que no Centro-Oeste esse mercado está aquecido, porém, há falta de peças de reposição. Na verdade, o que temos ouvido de profissionais e empresários do ramo confirma a informação. Eles dizem que não apenas há falta de peças no mercado como até mesmo aquelas que estavam há tempos armazenadas nos depósitos tiveram saída.

Outro ponto importante de destacar é o fechamento de fábricas e a interrupção da produção em algumas linhas de montagem por falta de componentes, ou seja, as fábricas não estão entregando veículos novos. Além disso, até mesmo por precaução, muitas pessoas não trocaram de carro no último ano e por isso continuam dando manutenção em seus veículos.

Segundo um relatório divulgado pelo Sindipeças em julho deste ano, as empresas de autopeças tiveram aumento líquido de 92,9% em suas receitas em comparação ao mesmo período do ano passado

O mercado de autopeças no Brasil

O setor de produção e venda de autopeças é muito representativo no Brasil, sendo assim, envolve toda uma cadeia produtiva, e movimenta grande parte da economia nacional.

Falando no âmbito industrial há, atualmente, cerca de 590 empresas distribuídas em dez estados brasileiros. O setor é tão expressivo que conta com um faturamento médio na ordem dos US$ 18,8 bilhões de dólares. O setor emprega quase meio milhão de pessoas e movimenta cerca de R$ 25 bilhões de reais por ano.

Apesar de sua expressiva participação na economia nacional, pouco se ouve falar do segmento, de forma que até mesmo o seu próprio público fica sem informações sobre o setor. A boa notícia é que, felizmente, há profissionais sérios dispostos a não apenas levar conhecimento, como também fomentar negócios por meio da conexão entre compradores e fornecedores.

Continue lendo este artigo para saber de quem estamos falando!

Vem aí a Expo Peças, o ambiente perfeito para fomentar negócios e obter conhecimento! Você, que vive na região Centro-Oeste do país sabe que nós não apenas somos donos de belezas naturais exuberantes como contamos com uma economia bastante versátil e promissora. Além disso, devido à nossa posição estratégica no contexto da América do Sul, temos um ritmo de constante crescimento. O setor de peças, com certeza, é responsável por uma grande fatia desses bons números. E por isso, se tornou nos últimos anos, um polo atrativo para o segmento.

Agora vamos falar de negócios. Se você é empresário com muitos anos de mercado definitivamente trabalha com uma certa quantidade de fornecedores, parceiros e até mesmo clientes, não é mesmo? Hoje queremos te apresentar uma forma de expandir esse portfólio, possibilitando, assim, que você aumente as suas chances de encontrar o que busca no mercado. A Expo Peças é uma excelente oportunidade para colocar isso em prática! A Expo Peças é a maior feira de negócios, tecnologias e peças automotivas do Centro-Oeste. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de Setembro de 2022, no Centro de Eventos do Senai da Vila Canaã, em Goiânia-GO e vai para 6° edição. Após tantos anos, a Expo Peças se consagrou como um polo de informação confiável para o aplicador, onde ele pode encontrar oportunidades de negócios.

Como a feira reúne um grande número de fábricas expositoras, empresários do segmento podem encontrar novos fornecedores e parceiros. Além disso, consiste em uma excelente oportunidade de ter contato direto com a indústria para fazer compras programadas e estoque próprio por meio dessas parcerias.

A feira visa proporcionar às indústrias do setor de reparação automotiva a conexão direta com mecânicos, reparadores, eletricistas, instaladores, engenheiros mecânicos, lojistas de peças e acessórios, vendedores, distribuidores e estudantes do segmento automotivo em um ambiente propício para a interação e network.

A missão da Expo Peças é levar conhecimento ao seu público, por isso, outro ponto forte da organização do evento é a disseminação de conhecimento por meio de cursos, palestras e workshops. Para se ter uma noção, na última edição da feira mais de metade dos presentes participaram das palestras e workshops do local. 

Mas não pense que as atividades só acontecerão no ano que vem. As ações acontecem durante o ano todo, de forma que é elaborada uma de série de eventos mensais com o objetivo de informar o público reparador por meio de parcerias com indústrias e profissionais do segmento!

São ações como a Expo Day, que acontece em toda a Região Centro-Oeste em parceria com os Senais de cada cidade-polo da região. Outra marca forte são as Campanhas da Solidariedade, realizadas em parceria com as grandes distribuidoras, que visam a arrecadação de alimentos que são distribuídos para ONGs regionais (ONG TERRA LIVRE / CASA MATEUS 25/ CASA DE DAVI).

Outra frente de ação são os Cursos, Lives, EADs em parceria com o Sebrae, Senai, Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Goiás. (Sindirepa), Sindicato Do Comércio Varejista de Veículos e de Peças E Acessórios Para Veículos (Sincopeças), Associação Goiana de Empresários de Autopeças (Ageap).

Toda a programação está disponível nas redes sociais da feira (@expopecas, expopecas.com.br, facebook.com/expopecas e linkedin.com/in/expo-peças ). O evento já está tão consolidado que a edição de 2019, por exemplo, bateu o recorde de público presente entre todas as edições anteriores.

Ficou interessado neste evento? Então você não pode perder o que está chegando aí.

O que você achou do nosso artigo de hoje? Você sabia o quanto o aftermarket automotivo é forte na região Centro Oeste? Para conhecer mais sobre a Expo Peças acesse o site da feira.