12/04/22 16:00O que é Engenharia Mecânica: O que é, O que faz um Engenheiro Mecânico?

Saiba tudo sobre Engenharia Mecânica e oque faz um engenheiro mecânico


O que é Engenharia Mecânica?

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia responsável pelo projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas mecânicos. Assim, o engenheiro mecânico projeta e supervisiona máquinas e equipamentos que serão destinados tanto à indústria quanto ao uso pessoal. Desde o setor automobilístico ao siderúrgico, passando pelo setor de refrigeração, esse profissional possui uma gama de competências variadas, podendo trabalhar em diversas áreas de atuação. Vale ressaltar que a Engenharia Mecânica é uma das áreas de engenharia mais antigas da história, pois desde os primórdios da humanidade criamos ferramentas e instrumentos para aumentar a capacidade humana e tornar nossa vida mais simples. Alguns exemplos de equipamentos mecânicos remontam ao Antigo Egito, como as bombas d'água shaduf, que permitiram cultivar as lavouras o ano todo, e não apenas no período de cheia do Rio Nilo. Mas foi com a Revolução Industrial e o advento da máquina a vapor que essa área da engenharia foi oficializada, mais precisamente em 1847. Desde então, os avanços obtidos atingiram proporções espetaculares. Se você olhar atentamente, é possível ver a presença da Engenharia Mecânica em todos os aspectos da vida moderna, como carros, aviões, tubulações, geladeiras, aparelhos de ar condicionado e usinas de geração de energia.

Qual é a função de um Engenheiro Mecânico?

Após a graduação em bacharelado, o profissional engenheiro mecânico é capaz de desenvolver desde máquinas, equipamentos a veículos e ferramentas específicas para a indústria mecânica.


Onde um Engenheiro Mecânico pode trabalhar?

Como já foi dito, o engenheiro mecânico é capaz de trabalhar em diversos setores diferentes, mas podemos destacar 4 áreas principais áreas de atuação:

Térmica
A área térmica é uma das mais vastas da Engenharia Mecânica, possuindo várias aplicações diferentes. Nessa área, estão inclusas a Termodinâmica e Transferência de Calor. É aqui que entra a construção de motores, turbinas, sistemas de refrigeração, bombas de calor, entre outros. A busca por eficiência é constante e o engenheiro está sempre preocupado com a questão da emissão de poluentes.


SIGA A GENTE NO INSTAGRAM
CLIQUE AQUI


Fluidos
A área de Fluidos tem como base a Mecânica dos Fluidos, trabalhando com aplicação de máquinas hidráulicas e pneumáticas, tão importantes no nosso dia a dia, como por exemplo as bombas d’água, a direção hidráulica, o elevador hidráulico e outros equipamentos cujo funcionamento se baseia em fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos.

Fabricação
Essa área foca nos processos de fabricação de máquinas e peças para essas máquinas. O conhecimento dos variados processos de fabricação é fundamental para qualquer engenheiro mecânico, independentemente de trabalhar ou não na área. Processos como usinagem, soldagem, prensagem, laminação, trefilação, extrusão, entre tantos outros são como o arroz e feijão desse profissional. Portanto, esse conhecimento deve estar bem sedimentado na mente do engenheiro mecânico.

Projetos
Uma das áreas mais desafiadoras e, ao mesmo tempo gratificante. O setor de projetos é responsável por projetar (obviamente) novos equipamentos e peças para o maquinário, sempre antenado com as novas tecnologias que surgem de forma cada vez mais dinâmica. Vale lembrar que em grande parte das vezes o engenheiro mecânico trabalha em conjunto com o engenheiro químico, na de geração de energia, atuará em conjunto com o engenheiro eletricista, e por aí vai. Se você está interessado, então deve estar querendo mais informações sobre o curso de Engenharia Mecânica, como onde cursar, quais são alguns dos softwares mais usados e algumas das disciplinas a serem destacadas, certo? Pensando nisso, separei para você algumas informações que considero indispensáveis para todos que desejam seguir essa área. Confira!