21/11/24 00:00Os impactos da transformação digital no mercado automotivo

Quando falamos no futuro do varejo automotivo, algumas pessoas fazem projeções fantásticas, imaginando carros voadores e sem motoristas, mas não precisamos ir tão longe para entender todas as possibilidades que a tecnologia traz para o setor, bem como os seus desdobramentos, como a transformação digital.

O que é transformação digital?

A tecnologia trouxe mudanças significativas não só aos produtos e serviços oferecidos, mas também aos padrões de consumo. Com mais informações em mãos, as pessoas exigem das empresas transparência, inovação e uma postura mais coerente com os seus valores. A análise de dados e os sistemas de informação ajudam a compreender as novas necessidades de consumo.

Nesse contexto, podemos dizer que transformação digital é um processo no qual a tecnologia é utilizada para otimizar o desempenho, trazer melhores resultados e expandir o alcance das empresas.

Não se trata apenas da aquisição de dispositivos de última geração: ela é uma mudança estrutural, na qual a tecnologia se torna a espinha dorsal de transformações em toda a organização. Para isso, ela envolve capacitação, profissionais, mudanças de procedimento e, principalmente, o desenvolvimento de uma nova mentalidade na cultura da empresa.

A tecnologia sempre foi uma aliada e uma propulsora do setor automotivo. No entanto, hoje em dia, ela desloca o foco do carro e o traz para a oferta de serviços e tecnologias que transformam a experiência do cliente.

Quais são os impactos da transformação digital no mercado automotivo?
Toda essa transformação gera impactos altamente positivos no mercado, trazendo tendências, vantagens e benefícios. Veja, agora, algumas das maiores mudanças trazidas pela tecnologia ao setor automotivo!

Veículo como serviço

Essa é, de longe, uma das mudanças mais notáveis trazidas pela transformação digital. Uber, 99 Pop, Cabify e outros serviços modificaram a nossa visão sobre a mobilidade, popularizando o conceito de compartilhamento e reconfigurando a maneira como transitamos pelos espaços urbanos.

A mobilidade como serviço (MaaS) é fundamental para entendermos as novas oportunidades e os desafios da indústria automotiva. As vendas diretas para prestadores de serviço compartilhado, locadoras e frotistas já representam 50% das negociações em 11 dos 16 maiores mercados da Europa.

Algumas marcas, como Chevrolet e BMW, prestam serviços de compartilhamento de carros (car sharing), o que traz novas soluções para o transporte público e nos faz repensar a propriedade privada de veículos.

Conexão na cadeia de suprimentos

A tecnologia reúne mecanismos para comunicação e orquestramento entre todos os membros da cadeia de produção e de distribuição de veículos. Uma cadeia bem conectada tem uma boa gestão de estoques, facilitando o monitoramento de todas as partes da linha de produção.

Segundo a Accenture, as OEMs (Original Equipment Manufacturers) podem aumentar o seu faturamento em até 6,5% por modificarem os seus ecossistemas produtivos com o amparo da tecnologia.

Como já dissemos, isso não depende apenas da aquisição de dispositivos de última geração: é preciso investir em colaboração, comunicação, flexibilidade e responsividade. Isso porque, há muito, a fabricação de carros não se resume aos veículos. Ela também é uma atividade de prestação de serviços digitais.

Novas lógicas de produção — a indústria 4.0

A Internet Industrial das Coisas (IIoT) e a análise de dados digitalizam a fabricação, promovendo a personalização e a eficiência na chamada indústria 4.0. As novas forças de trabalho se aliam às máquinas em modelos de cibersegurança, Big Data, séries de dados, machine learning, realidade aumentada, entre outros, elevando a eficiência e melhorando a tomada de decisões.

Novas formas de pensar a venda de veículos
As concessionárias ainda demonstram apreensão diante da tendência do varejo automotivo que está na internet. Mais e mais pessoas recorrem à comercialização de veículos online. A Tesla, por exemplo, vende carros exclusivamente pela grande rede nos EUA.

Em nosso país, há um limite para a venda direta entre a montadora e o consumidor, mas tudo indica que, em breve, as concessionárias terão de se adaptar a novos padrões de consumo.

O futuro do varejo automotivo agora se norteia pelo relacionamento com o cliente. A cadeia de valor se estrutura sobre a necessidade de manter uma relação afetiva e duradoura com o consumidor, e a inteligência artificial é uma grande aliada nesse processo.

Com o aumento das vendas online, as lojas-conceito e as pop-ups ganharam popularidade, fazendo com que as empresas passassem a repensar a experiência de marca de uma montadora.

Carros elétricos e autônomos

Os carros autônomos geram uma grande quantidade de dados em tempo real. Essas informações ajudam a entender melhor o consumidor, transformando o veículo em uma verdadeira central de serviços. Entre as possibilidades que são geradas, o setor automotivo passa a lucrar também com a comercialização de dados.

Além de mais comodidade e de uma direção segura, as empresas podem proporcionar a identificação de problemas em tempo hábil, fazendo um diagnóstico remoto, esclarecendo dúvidas e prestando outros tipos de serviços com rapidez. Assim sendo, o Big Data traz novas maneiras de pensar o uso e a manutenção do veículo.

Quais as principais tendências do varejo automotivo?
Já há algum tempo que o varejo automotivo enfrenta mudanças significativas relacionadas com a transformação digital. A evolução tecnológica dos modelos está cada vez mais potente e impressiona de forma especial os consumidores.

Ainda sobre esse tema, a própria jornada de compra também foi alterada de maneira gradativa antes da pandemia de COVID-19 e, durante esse período, observamos uma aceleração muito grande desse processo.

A compra online, a eletrificação de modelos, o uso de veículos como serviço e outras mudanças, como dito, são alguns dos exemplos que atestam um futuro completamente diferente para as concessionárias, obrigando os gestores a aderirem urgentemente a um plano de atualização.

A partir de agora, veremos algumas das principais tendências que deverão ser acompanhadas pelo varejo automotivo, sob pena até de extinção do mercado. Confira, agora, como a inovação está alterando o amanhã dos veículos.

Consolidação de veículos autônomos

A ideia é minimizar o uso de pessoas na condução de veículos. Dessa forma, os automóveis autônomos procuram funcionar de maneira automática para responder a necessidades de trajetos e proporcionar conforto na viagem das pessoas.

Além disso, o objetivo é tornar o transporte mais seguro e reduzir acidentes causados pelo erro humano ou até mesmo por imprudência no trânsito. Por meio de tecnologias especiais para o reconhecimento de trajetos e obstáculos, a premissa promete trazer veículos totalmente independentes.

Busca por um consumo cada vez mais local
As mudanças na configuração do varejo automotivo impõem uma busca por um consumo cada vez mais local. Essas alterações impactam o uso de veículos de forma diferenciada em cada área.

Dessa forma, cada cidade pode apresentar uma densidade de consumo ou de comportamento de uso de automóveis diferente da outra e isso faz com que o foco esteja nas necessidades da região.

Procura por alternativas cada vez mais ecológicas
A agressão ao meio ambiente é uma das críticas que o mercado automotivo tradicional enfrenta. Além dos impactos das indústrias de uma forma geral, o trânsito massivo de veículos contribui para uma poluição cada vez mais forte e prejudicial para a natureza e para a vida das pessoas.

Nesse ponto, a indústria deve mudar naturalmente para modelos mais ecológicos e o varejo automotivo não foge a essa regra. Cada vez mais tecnologias menos agressivas são pesquisadas, como os modelos elétricos que veremos no próximo tópico.

Eletrificação da indústria

Há uma saturação esperada por conta do uso excessivo de combustíveis fósseis. Por isso, a busca por modelos elétricos tem se tornado uma tendência natural. Barreiras, como alto preço e baixa autonomia de bateria, são alguns dos entraves a serem superados, porém não são impossíveis de serem vencidos.

Nesse sentido, esses tipos de modelos devem ser um norte para as concessionárias que pretendem se ajustar ao futuro, já que os tradicionais deverão perder força naturalmente à medida que o ambiente não suportar mais o uso das reservas disponíveis.

Inserção de conectividade em veículos

A conexão com a grande rede se tornou praticamente uma obrigação para qualquer pessoa e isso também está se estendendo para equipamentos e até para veículos, o que é útil para uma série de questões, como:

fácil rastreamento de automóveis;
acesso a dados de seguro;
preservação da segurança de motoristas e passageiros;
gestão de frota;
manutenção preventiva; dentre outros.
Como ter sucesso com a transformação digital em concessionárias automotivas?
Para que as OEMs desenvolvam modelos alinhados com as expectativas trazidas pela transformação digital e criem vantagens competitivas, precisam atuar em três frentes:

o cliente digital;
a empresa digital;
o negócio digital.
Sob a perspectiva do cliente, a tecnologia pode contribuir para abordar pessoas de uma forma mais sofisticada e personalizada, o que ajuda a aumentar as receitas e a lucratividade.

Quanto às empresas, a tecnologia auxilia a reduzir os custos de atividades primárias (por exemplo, pesquisa e desenvolvimento) e funções de apoio (como finanças, TI e RH). Já no âmbito dos negócios, as montadoras podem se amparar na tecnologia para lançar modelos mais certeiros.

A mesma pesquisa da Accenture já mencionada aponta que os fabricantes do setor automotivo que não conseguirem se digitalizar correm o risco de perder até 15% de sua lucratividade por deixarem passar oportunidades significativas. A transformação digital pode ser assustadora para aqueles que não sabem muito bem por onde começar a se adequar.

Contudo, é importante lembrar que toda a cadeia automotiva está se movimentando para receber as possibilidades da tecnologia, movendo esforços pela capacitação de todos os processos.

Dessa forma, já existem várias organizações que buscam investir em novas tecnologias como ponto principal para garantir o seu crescimento no mercado. Seguindo essa perspectiva, veja, agora, os principais passos para implantar a transformação digital na gestão de concessionária!

Analise a infraestrutura atual

A princípio, é necessário que a equipe de gestores identifique, por meio do estudo de gráficos e de pesquisas, a situação atual da empresa, bem como os seus desafios e os pontos negativos que precisam ser aperfeiçoados. Essa análise de infraestrutura direcionará as ações de transformação digital, tendo como ponto-base as reais necessidades da concessionária.

Redesenhe processos e demandas

Outro ponto importante ao inserir novas tecnologias dentro da empresa é avaliar a demanda e as necessidades específicas da concessionária. Esse fator deve ser considerado antes de começar a realizar as mudanças estruturais da corporação. Com a inserção de novas ferramentas de trabalho, será necessário redesenhar algumas etapas e processos no sistema produtivo do negócio, de modo a adaptar as atividades internas a um maior rendimento.

Assim, a equipe de gestão deve elaborar um planejamento de implementação que leve em conta determinados aspectos, como as metas do empreendimento e os resultados pretendidos, além de avaliar os impactos para os consumidores. Essa tarefa pode ser otimizada por meio do uso de softwares de workflow, que auxiliam a traçar estratégias e a visualizar melhor a demanda da empresa.

Revise a cultura e os valores da organização

Os resultados de uma transformação digital dentro da concessionária podem ser minimizados se a cultura da empresa ainda estiver fundamentada em práticas divergentes dos processos de inovação.

Isso porque, muito embora as mudanças sejam, em primeira análise, atribuídas às ferramentas de trabalho da instituição, elas exigem uma nova postura de conduta e de pensamento de toda a equipe de colaboradores.

As alterações envolvem modificação de rotina, de espaços, de cargos e, principalmente, de comportamento dos profissionais frente às novas demandas e exigências da concessionária.

Por isso, ao ser implantada a transformação digital, os gestores devem levar a nova perspectiva da empresa para os colaboradores, fornecedores e clientes. Com o auxílio de sistemas de CRM, esse trabalho de gestão será mais eficiente e preciso.

Utilize sistemas de gestão adequados para o negócio
Por fim, para aumentar a eficiência e a agilidade das tarefas internas da empresa, é fundamental investir em um software para concessionária de veículos. Essa solução de gestão integrada garante grandes transformações quanto aos aspectos administrativos da concessionária, de modo a facilitar o trabalho dos gestores por meio do controle de dados e serviços.

Dessa forma, para que os resultados da implementação dessa tecnologia sejam alcançados, é importante utilizar uma solução para concessionária de veículos adequada às demandas e às necessidades do empreendimento.

Alguns fatores, como o fluxo de dados e a quantidade de sistemas que serão integrados, devem ser levados em conta. Além disso, uma dica útil é procurar por fornecedores e parceiros que apresentem boa reputação no mercado. Para a área de automatização de processos, conheça a Dealernet, que fornece ferramentas úteis e eficientes para a gestão de empresas.

Essas foram as principais informações sobre os impactos da transformação digital no mercado automotivo. Vale ressaltar que, com planejamento estratégico, você deve manter os olhos e a cabeça abertos para as novas proposições do mercado, pensando no que a tecnologia e a transformação digital podem agregar para o seu modelo de negócio e para a experiência de seus clientes.